Principais Tratamentos

Artroscopia
A artroscopia do joelho é um procedimento que envolve um cirurgião que investiga e corrige problemas com uma pequena ferramenta chamada artroscópio. É um método menos invasivo de cirurgia usado para diagnosticar e tratar problemas nas articulações. O artroscópio tem uma câmera acoplada, e isso permite que os médicos inspecionem a articulação quanto a danos. O procedimento requer cortes muito pequenos na pele, o que dá à artroscopia algumas vantagens em relação a cirurgias mais invasivas. A cirurgia de artroscopia do joelho aumentou para popularidade porque geralmente requer tempos de recuperação mais curtos. O procedimento geralmente leva menos de 1 hora e complicações sérias são incomuns.

Mosaicoplastia
A cartilagem danificada pode ser tratada com cirurgia de reparo de cartilagem. A cirurgia de transplante de autoenxerto osteocondral (OATS), também conhecida como mosaicoplastia, retira a cartilagem saudável de uma parte do corpo e a enxerta na articulação do joelho. Este procedimento no joelho pode ser feito com um artroscópio. Quando a área que requer nova cartilagem é muito grande para um autoenxerto, uma alternativa é o transplante osteocondral de aloenxerto. Essa opção substitui a cartilagem danificada do joelho pela cartilagem de um doador de cadáveres por uma técnica de cirurgia aberta, em vez de minimamente invasiva.

Osteotomia
A osteotomia do joelho é um procedimento cirúrgico que é indicado caso você tenha lesões de artrite em apenas uma área do joelho. A osteotomia também é realizada em combinação com outros tipos de cirurgia no joelho, como a cartilagem, se a perna estiver curvada ou com os joelhos batendo. O procedimento envolve remover ou adicionar uma cunha de osso à tíbia (tíbia) ou coxa (fêmur) para ajudar a desviar o peso do corpo da porção danificada da articulação do joelho. A osteotomia do joelho é mais comumente realizada em pessoas com menos de 60 anos de idade. Muitas pessoas que se submetem a esse procedimento para artrite podem precisar de uma substituição total do joelho – geralmente cerca de 10 a 15 anos após a osteotomia do joelho.

Substituição Total do Joelho
A cirurgia de substituição do joelho – também conhecida como artroplastia do joelho – pode ajudar a aliviar a dor e restaurar a função nas articulações do joelho gravemente afetadas. O procedimento envolve cortar ossos e cartilagens danificados do osso da coxa, canela e rótula e substituí-lo por uma articulação artificial (prótese) feita de ligas metálicas, plásticos de alta qualidade e polímeros. Ao determinar se uma substituição do joelho é ideal para você, o cirurgião ortopédico avalia a amplitude de movimento, estabilidade e força do joelho. Os raios-X ajudam a determinar a extensão dos danos.
Localização & Contato
HOSPITAL HOME
SGAS 613 Sul, Asa Sul – Brasília DF
Central de Atendimento: (61) 3878-2878
Localização no Mapa

CLÍNICA ICOD ORTOPEDIA
Central de atendimento: (61) 3964-6198 ou (61) 3964-6322
Águas Claras / DF
Whatsapp
(61) 98569-7349
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª de 8 – 18hs
Localização no mapa

Hospital e Clínica

HOSPITAL HOME
SGAS 613 Sul, Asa Sul – Brasília DF
Central de Atendimento: (61) 3878-2878
Localização no Mapa
Clínica ICOD

CLÍNICA ICOD ORTOPEDIA
Central de atendimento: (61) 3964-6198 ou (61) 3964-6322
Águas Claras / DF
Whatsapp
(61) 98569-7349
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª de 8 – 18hs
Localização no mapa
Dr. Juliano Francisco
Medico Ortopedista e Cirurgião de Joelho
CRM-DF 12961 | TEOT 11127
RQE 7229 | RQE 176053


Dr. Juliano Francisco é Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (2008); fez residência médica em trauma ortopédico (2008), reconstrução e alongamento ósseo (2008), e cirurgia do joelho (2015), Especialização em Densitometria Óssea e doenças Osteometabólicas (2018), atualmente atua como ortopedista/cirurgião de joelho do corpo clínico da Clínica UNIQUE-DF e ortopedista e preceptor de residência médica em cirurgia do joelho do grupo do joelho do Hospital HOME – DF.
Formou-se em medicina pela UNESA em 2003;
Residência em Ortopedia & Traumatologia no Hospital das Forças Armadas;
Residência em Trauma, HUC (PUC-PR);
Residência em Reconstrução e Alongamento ósseo/Fixadores Externos, INTO/RJ;
Residência em Cirurgia do Joelho, Hospital HOME Brasília DF;
Curso de Aperfeiçoamento em Doenças Osteometabólicas, AMP;
Titulo de especialista em Densitometria Óssea, AMB;
Aperfeiçoamento em Doenças Osteometabólicas pela AMP, 2017;
Membro efetivo da SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
Membro titular do comitê de doenças osteometabólicas – SBOT;
Membro efetivo da SBCJ – Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho;
Membro da SLARD – Sociedad Latinoamericana de Artroscopia, Rodilla y Deporte;
Membro efetivo da ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo;
Membro efetivo da ASAMI – Associação Brasileira e Reconstrução e Alongamento Ósseo;
Sócio da Clínica de Ortopedia & Fisioterapia UNIQUE;